Make your own free website on Tripod.com
Shalom!
Home
HINO DE ISRAEL
ESTRELA DE DAVI
KIPA
SHOFAR
MENORA
MEZUZA
MURO DAS LAMENTAÇOES
TABERNÁCULO
TALIT
TEFILIN
ORAÇÃO DOS MARRANOS
TALIT

 

 

          Ricardo Crasto

Tem origem num dos mandamentos bíblicos contidos no livro dos Números, o qual instrui o indivíduo a usar franjas nos quatro cantos da veste exterior. O talit tem como objetivo ser uma especie de "lembrete" visível do dever de observar fielmente todos os 613 mandamentos da Torá. O talit é obrigatório para todos os homens judeus quando na sinagoga ou no lar na hora da enunciação das orções matutinas.

Quando o talit se tornou o xale de orações, a lei rabínica determinou que o seu uso so seria obrigatório para homens casados. No entanto, na época Contemporânea, é costume os rapazes começarem a usá-lo a partir do seu Bar-Mitzvá (13 anos). As congregações reformistas dispensam o uso do talit com exceção do rabino e do chazan.

O talit é em geral feito de linho, lã ou seda, com as franjas do mesmo material. Porém, com o tempo, o talit tradicional sofreu variações introduzidas em certos períodos, em diferentes regiões e ambientes culturais. Hoje em dia, o talit tradicional é usado somente pelos ultra ortodoxos. Os judeus ortodoxos e conservadores, entretanto, adaptando-se aos costumes de nossa era, usam em geral uma forma abreviada: o talit comum parece atualmente mais um xale do que uma capa, e não tem a beleza e a dramaticidade do talit tradicional.