Make your own free website on Tripod.com
Shalom!
Home
HINO DE ISRAEL
ESTRELA DE DAVI
KIPA
SHOFAR
MENORA
MEZUZA
MURO DAS LAMENTAÇOES
TABERNÁCULO
TALIT
TEFILIN
ORAÇÃO DOS MARRANOS

SHOFAR

shofar-blower.jpg

O Shofar

O Shofar é um instrumento de vento feito de chifre de carneiro. Porém, para nós, ele não é um instrumento “musical”.

O fato de ser um chifre de carneiro faz alusão àquele sacrificado por Abraão em lugar de seu filho Isaac (tal como lemos na Torá no segundo dia de Rosh Hashaná – Gênesis 22:1-19), lembrando-nos a plena e incondicional disposição de Abraão para com D´us de até sacrificar seu único filho nascido na velhice. Ele tem um profundo significado, chamando à reflexão e ao arrependimento. Também é um apelo para nos proteger e despertar a misericórdia de D´us, ao menos pelo mérito de nosso pai Abraão.

Usualmente feito de um chifre de carneiro selvagem, um shofar também pode ser feito com chifres de outros animais, inclusive de bode ou carneiro domesticado. Nos tempos bíblicos, o shofar era tocado para anunciar um evento importante, como um alarme de guerra e a chegada da paz.

Diz-se que o Grande Shofar foi soado durante o maior dos eventos de toda a história judaica, a outorga dos Dez Mandamentos a Moisés no Monte Sinai (Shavuot). O toque do Shofar é o único mandamento específico para Rosh Hashaná. Assim como os corneteiros anunciavam a presença do seu rei mortal, o Shofar é usado pelos judeus para proclamar a coroação do Rei dos Reis.O chifre de carneiro é soado 100 vezes. É um símbolo apropriado, pois lembra aos judeus de todas as partes a disposição de Abraão em sacrificar seu filho, Isac, para cumprir a ordem de D´us. No último momento, D´us ordenou a Abraão que trocasse Isac por um cordeiro sacrificial.
                                      

                                   Saiba mais >>>>>>>>